Grupo de Trabalho coordenado por Mário Mendes

DR nº 163 – II série de 18 de Julho de 1978, Despacho Ministerial de 10 de Julho de 1978

A 10 de Julho de 1978 o Ministro dos Assuntos Sociais do II Governo Constitucional (António Arnaut) emite um Despacho Ministerial a louvar publicamente o Grupo de Trabalho que deu o seu contributo para a concretização do Serviço Nacional de Saúde, sob a coordenação do Secretário de Estado da Saúde (Mário Mendes). 

Excerto:

O grupo de trabalho encarregado de preparar o projecto de diploma que criará o Serviço Nacional de Saúde terminou a sua missão. De facto, o Secretário de Estado da Saúde, Prof. Mário Mendes, que superiormente o coordenou e dirigiu, acaba de me entregar o projecto de decreto-lei que cria aquele serviço e que terei a honra de apresentar no próximo Conselho de Ministros. […] […] Ao dar-lhe posse informal, poucos dias após a minha investidura como Ministro dos Assuntos Sociais, afirmei que o futuro se encarregaria de dizer se aquela seria ou não uma data histórica.

Creio poder afirmar que essa data ficará na história da saúde em Portugal como um passo decisivo na arrancada para o Serviço Nacional de Saúde. Na verdade, quaisquer que sejam, as dificuldades, a vicissitudes ou até eventuais insucessos do futuro, essa arrancada é irreversível, porque foi sacudido o marasmo e vencida a inércia e porque, entretanto, como se pretendia o projecto foi já assumido colectivamente pelo povo português, especialmente por aqueles – a grande massa dos trabalhadores e reformados pobres – para quem a doença representa o espectro do infortúnio e sabem que a saúde deixará de ser um privilégio de alguns para se transformar num direito inalienável de todos. […] […] considero, desde já, de elementar justiça louvar publicamente o grupo de trabalho pelo seu contributo para a concretização do Serviço Nacional de Saúde, expressando […] o alto apreço e sincero reconhecimento do Governo pela notável e patriótica obra produzida. […]