Introdução

SNS – Arnaut é um site de homenagem a António Arnaut, em defesa do SNS

António Arnaut ficou conhecido como o “pai” do Serviço Nacional de Saúde, que foi a grande causa da sua vida. Ministro dos Assuntos Sociais do II Governo Constitucional, foi ele o grande responsável político pela criação do SNS. Aliás, como o próprio afirmava “o SNS foi o melhor poema que escrevi”. Assumidamente um homem de valores ético-humanistas, maçon, político, advogado e escritor, Arnaut deixa uma enorme obra sempre marcada pela sua personalidade e carácter impoluto.

Devido ao percurso dos acontecimentos, inclui-se, também uma singela homenagem a seu filho António Manuel Arnaut que veio a falecer menos de um ano após o pai. Durante esse período foi ele que continuou a defesa do SNS, não só com as suas intervenções, mas também com a criação do "Observatório de Saúde António Arnaut", de que foi um dos fundadores.

Para além de uma forte relação entre pai e filho que era patente, ambos partilhavam os mesmos valores e uma enorme generosidade, para além da semelhança no carácter. São, portanto em conjunto, dois pilares, duas colunas que se completam na construção e consolidação de um projecto que muitos tentaram destruir e que outros tantos tentam reerguer.

António Duarte Arnaut e António Manuel Arnaut, pai e filho na sua vida pessoal, ambos advogados, irmãos de honra e armas na defesa de um ideal generoso e humanista: a criação de um Serviço Nacional de Saúde universal e gratuito que proporcione a todos os seus concidadãos os cuidados de saúde a que têm direito, por imperativos constitucionais e éticos.

O site tem como Objectivo manter viva a voz de António Arnaut, através do seu pensamento, das suas intervenções e da sua escrita, reunindo material que possa ser útil a quem queira conhecer o “pai” do SNS ou procurar informação para artigos e outras intervenções em defesa do Serviço Nacional de Saúde.

Em Destaque constam textos importantes como a última mensagem de António Arnaut e uma entrevista a Arnaut e Semedo para o Jornal i, aquando do lançamento do livro "Salvar o SNS".

Destina-se, portanto, a todos quantos queiram recordar a defesa do SNS pelo homem que o criou. Aqui poderão encontrar a sua autobiografia, citações, artigos de jornais, vídeos e excertos de intervenções. Todos os artigos são apresentados com um pequeno resumo e excertos da matéria considerada mais importante ser realçada, para facilitar uma leitura rápida. No entanto, estão também disponíveis as versões originais, digitalizadas ou através de link para os media que as publicaram, de forma a permitir a sua indispensável consulta integral.

Espero que este site seja útil a todos quantos o consultarem e que divulgue a mensagem de António Arnaut, promovendo a necessidade ético-constitucional de defender o SNS. E... recordando a sua obra “Rio de Sombras”, à pergunta “Porquê?”, cito a última frase daquele livro:

“Para que se ouça uma voz que se calou e se não perca a semente que ficou”.
(António Arnaut)

15 de Setembro de 2019

Agradecimentos

A António Arnaut pela enorme generosidade e pela entrevista de 2012 e a António Manuel Arnaut pela generosidade e pelas conversas informais que tivemos.

A João Semedo pela entrevista (também) de 2012 e pelas conversas informais que tivemos.

Ao Joaquim Letria, em especial, meu grande Mestre, pelo que me ensinou e pela ajuda que sempre me deu. Por caminhos que a vida e o destino nos fazem seguir, foi ele (sem o saber) que me fez chegar até aqui à elaboração do site. Ao Jorge Teles pela ajuda, apoio e por partilhar o projecto das entrevistas comigo.

Ao Paulo Rodrigues (especialista em Web), meu Formador nestas novas tecnologias, pelo que me ensinou, pela imprescindível ajuda na construção deste site e pela consultadoria.

Ao fotojornalista Marcos Borga pela cedência da imagem principal do site e ao João Miguel Rodrigues pela preciosa ajuda.

 

A autora

Sara Teles - Licenciada em Ciência Política, Pós-Graduada em Assessoria de Comunicação; Comunicação Institucional e Direito da Comunicação Social e com formação em Jornalismo

 

Ficha Técnica

Projecto, Organização e Gestão de Conteúdos:
Sara Teles

Concepção, desenvolvimento WEB e consultadoria:
Paulo Rodrigues

Contacto do site: