Observatório de Saúde António Arnaut

TSF, 23 de Janeiro de 2019 (com áudio). Declarações de Américo Figueiredo (subdirector da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e coordenador do Observatório de Saúde António Arnaut) à jornalista  Sónia Santos Silva.

Excertos:

O Serviço Nacional de Saúde é a causa que levou um grupo de especialistas de várias áreas a juntarem-se para manterem vivo o legado do fundador do SNS

[…] Cidadãos de diferentes quadrantes políticos decidiram criar, em Coimbra, o Observatório de Saúde António Arnaut, para defender e apoiar a modernização e a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O observatório resulta de uma mobilização cívica dos fundadores, como adianta o seu coordenador, Américo Figueiredo, subdiretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

“Defendemos a sustentabilidade daquilo que é hoje o pilar da coesão social”, afirmou o professor catedrático, frisando que, ao longo de quase 40 anos, o SNS contribuiu para “estabilizar a sociedade” e tem sido “o pilar e o sustentáculo do Estado Social”, acrescenta.

[…] O Observatório de Saúde foi criado por “um grupo de cidadãos interessados na área da saúde”, incluindo de outros sectores profissionais, como o advogado António Manuel Arnaut, filho do patrono.

[…] “O objectivo central deste observatório é contribuir para a defesa, modernização e sustentabilidade do SNS, entendido este como o pilar essencial da garantia constitucional do direito à saúde e do Estado Social”, referem ainda.

[…] O Conselho de Fundadores do observatório integra também o médico Álvaro Beleza e Eurico Castro Alves, ex-presidente do Infarmed e ex- Secretário de Estado da Saúde. Conta, ainda com os nomes de Cipriano Justo, Carlos Moreira, Joaquim Arenga, José Ribeiro Nunes, Manuel Falcão, Margarida Ivo, Mariana Neto, e Mário Jorge Neves, dirigente da Federação Nacional dos Médicos.

(imagem – Diário de Coimbra)

https://www.tsf.pt/sociedade/saude/se-nada-for-feito-o-sns-pode-definhar-o-alerta-e-do-novo-observatorio-de-saude-antonio-arnaut-10471574.html