Miguel Torga fala do Serviço Nacional de Saúde

Jornal A Luta, 11 de Abril de 1978

Neste artigo, o Jornal “A Luta” transcreve o discurso (na íntegra) de Miguel Torga aquando da visita do Ministro dos Assuntos Sociais (António Arnaut) e do Secretário de Estado da Saúde (Mário Mendes). Torga doou um terreno para a construção de um  infantário. O artigo destaca a frase do médico e escritor “Algum dia o bálsamo da ciência havia de chegar às chagas do povo sofredor” É um encontro repleto de simbolismo de homens que sonharam um país mais solidário e ajudaram a criar o SNS..

[…] O nosso distrito será dos primeiros a beneficiar do salutar propósito, que justamente aqui começa a dar fruto com a criação de um infantário.[…] […] A tarefa a que meteram ombros os nossos ilustres hóspedes só pode merecer o aplauso da nação inteira. Algum dia o bálsamo da ciência havia de chegar às chagas do povo sofredor. Será necessário, contudo, para que essa determinação do Poder, e anseio de todos nós, se realize, que se entenda  de uma ves para sempre que tal não é possível sem que se modifiquem primeiro as estruturas anacrónicas em que assenta a vida nacional. […]

 

A tarefa a que meteram ombros os nossos ilustres hóspedes só pode merecer o aplauso da nação inteira.

 

[…] Sabe-se que só o entusiasmo e a fé cometem façanhas. E sabemos como Portugal, hoje mais do que nunca, necessita de que se pratiquem por ele actos arrojados. É ao sangue novo que competem esses impulsos criadores. E é diante de sangue novo que estamos, felizmente. Por isso,tenhamos confiança. Mas uma confiança lúcida e objectiva, de cidadãos progressivos e solidários, que, de limpa consciência, estejam dispostos a contribuir com o seu esforço para a construção duma pátria onde a dignidade assumida de cada um seja o claro espelho da dignidade de todos.